sexta-feira, 13 de agosto de 2010

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS PARA TURMAS

A bibliotecária da EMEF Heloisa Abreu, Joyce Alves, relaciona uma série de atividades que ela está desenvolvendo na escola. São acões direcionadas a cada turma. Não há uma sistematização do projeto, mas o objetivo é despertar o interesse para a leitura. As atividades andam sempre em conjunto com algum professor, que é quem está com os alunos diariamente. Muito criativa, tenta sempre diversificar as atividades para que cada turma possa desenvolver um projeto diferente e que haja uma adequação a faixa etária.

Segue algumas das atividades que ela realiza.

FABULOSAS FÁBULAS

Primeiro a professora e eu falamos sobre o conceito de fábula e qual o objetivo da fábula (uma moral da história). Os alunos escolhem fábulas para levar pra casa e quando voltam, apresentam na biblioteca, falando qual a moral que ele encontrou.
A professora passou o filme da lebre e a tartaruga e leu o livro com eles. E agora pretendemos com a parceria da professora de artes, confeccionar as máscaras dos personagens das histórias, ou seja, dos bichos. E talvez escolhermos uma história para dramatizar (ainda estamos amadurecendo essa idéia).


LEITURA DE IMAGEM E PRODUÇÃO DE TEXTO

Pegamos aqueles livros que só tem figuras e pedimos que casa aluno escolhesse um pra produzir a história através das imagens (saíram textos exelentes). Agora com essa mesma turma (que é uma turma muito complicada por indiciplina e falta de interesse) começamos a trabalhar com uma coleção que fala sobre valores como, disciplina, respeito, responsabilidade, amizade, etc. E estamos montando os teatrinhos baseados nesses livros.


POESIAS

Apresentamos as poesias, lemos algumas com eles na biblioteca, e agora eles estão produzindo suas próprias poesias com os temas sobre, educação, moradia, saúde, segurança (os direitos básicos da constituição). Depois em parceria com a professora de artes eles irão fazer as ilustrações das poesias produzidas e trabalhar com mosaico nestas ilustraçoes.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

PIQUE NIQUE DA LEITURA



JUSTIFICATIVA
Consiste em proporcionar aos alunos das EMEFs Eliane Rodrigues dos Santos, Lenir Borlot e Tancredo de Almeida Neves um momento de leitura, uma vez por semana ou quinzenalmente, em espaços diferenciados, dentro da própria escola. Embaixo de uma árvore, em um banquinho de pátio, etc. pode ser um espaço de aprendizagem.

METODOLOGIA
As ações serão organizadas pelo bibliotecário de cada escola, tendo a incubência de selecionar os livros de acordo com a faixa etária a ser trabalhada e juntamente com o professor regente de sala, acompanhar os alunos para o espaço alternativo.
Lá será posto à escolha dos alunos os títulos que serão lidos por eles. Poderá haver um momento de contação de histórias, se os alunos assim desejarem. Ao final pode haver um reconto com as próprias palavras das crianças ou deixar um aluno responsável por contar a história na próxima semana. Pode haver também um momento de confraternização através de um lanche, podendo cada escola definir como será essa dinâmica.

Esse projeto foi adaptado de uma iniciativa da professora Josiane Xavier da EMEF Francisco Lacerda de Aguiar, com o apoio da bibliotecária Maria José Valentim Nunes que desenvolve o projeto Leitura no Píer. Elas, sendo mais audaciosas, levam os alunos para um momento de leitura no Píer da Ilha das Caieiras, que fica nas proximidades da EMEF. A partir dessa idéia inovadora de incentivo à leitura, levaremos o projeto Pique-nique da Leitura à outras escolas da Prefeitura.