quinta-feira, 29 de julho de 2010

MARCADORES DE LIVROS




Essa é uma iniciativa da bibliotecária Kellen, que atua na EMEF Lenir Borlot para agilizar o empréstimo de livros aos alunos. Como o empréstimo é manual, o tempo para realizar essa tarefa quando os alunos vão até à biblioteca é maior do que o normal.
Para otimizar suas atividades, ela desenvolveu uma prática diferenciada. A iniciativa foi muito bem aceita pelo grupo de bibliotecários da Região de São Pedro, que se decidiu repassar essa prática a outras bibliotecas.
Segue a sistemática da atividade.

Cada turma trabalha com uma temática:

Ex: Primeira série - Sítio do pica-pau
Segunda - série - Turma do maluquinho
Terceira - série - Turma da mônica
Quarta - série - Animais
Tempo integral - Palhaçinhos

Cada aluno pintará ou confeccionará seu próprio marcador colocando também o nome e a série/turma.

No horário do empréstimo, com a orientação do bibliotecário, os próprios alunos pegarão seus marcadores no quadro de pregas e com o marcador na mão irá se dirigir às estantes para escolher o livro desejado.

Feita a escolha do livro ele colocará seu marcador dentro desse livro escolhido e o entregará para o bibliotecário e retornará à sala de aula ou para o recreio...

O bibliotecário quando estiver sozinho fará os empréstimos na pasta ou no computador, sabendo que cada livro já está marcado com o nome do aluno (nome escrito no marcador). É só procurar a ficha do aluno e anotar.

Depois passar na sala e entregar (Sugestão: Cada dia poderá ter um ajudante da biblioteca que se encarregará dessa tarefa).



Um comentário:

  1. Outra idéia muito simples, mas de uma praticidade que ajuda muito a atividade do empréstimo, principalmente quando as turmas vão inteiras para fazer empréstimos na biblioteca.

    ResponderExcluir